Uma auditoria que incida sobre os aspectos contábeis e financeiros de uma empresa é uma revisão detalhada das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registos, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por auditores e agentes externos e independentes, com a finalidade de assegurar o rigor da informação contida nos registos e credibilizar as demonstrações financeiras e outros relatórios de gestão.
No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações da entidade como um todo. O objetivo geral deste tipo de auditorias reside no levantamento exaustivo de toda a informação disponível e investigando os registos contabilísticos, politicas de controlo internas e quantidades de ativos tangíveis e intangíveis, comparando-os com relatórios e posições anteriores e verificando a conformidade destes elementos com as regras e legislação em vigor.
A auditoria identifica, também, deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro, e apresenta recomendações para melhorá-los.
Uma auditoria é concluída quando o auditor expressa uma opinião fundamentada sobre as demonstrações financeiras, analisando se estas estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceites.
Os auditores da Deltagest seguem uma metodologia de trabalho que estruturada da seguinte forma:
- Avaliação e entendimento das actividades da empresa e o seu ambiente de negócio;
- Investigação, contagem, certificação e análise de risco de cada conta e atividade dos relatórios financeiros;
- Verificação dos controles e gestão de risco interna;
- Avaliação global dos relatórios, demonstrações e registos financeiros;
- Elaboração de um relatório final.
Esta metodologia garante aos auditores da Deltagest a independência e objectividade necessária perante a organização auditada.