O que é?

A reengenharia de processos é entendida como uma intervenção promovida pela administração de uma empresa com vista a uma transformação organizacional que, em conformidade com os seus objectivos estratégicos, resulta numa melhoria significativa dos indicadores de desempenho. Na Deltagest, no entanto, entendemos que a reengenharia de processos é, na verdade, uma reengenharia organizacional, pois pretende-se que tais transformações incidam sobre todas as camadas da organização e não apenas na camada de processos.

São várias as motivações que levam as empresas a iniciar um processo de reengenharia organizacional, desde as alterações do paradigma jurídico-legal, às mudanças no ambiente de negócios, a adaptação à concorrência e à globalização, entre outras. No entanto, quaisquer que sejam os motivos, está sempre subjacente uma vontade de alcançar um aumento expressivo dos resultados e não apenas uma melhoria residual do desempenho.

Para atingir tal fim, a reengenharia organizacional alberga um conjunto de conceitos e metodologias de gestão onde são utilizados diferentes métodos, técnicas e ferramentas. Estas permitem modelar, publicar e controlar todas as camadas organizacionais de uma forma detalhada, possibilitando uma análise exaustiva dos factores intra e inter-organizacionais que as regem e influenciam. A informação resultante deste processo de análise é utilizada para uma reestruturação e redesenho profundos da organização, tendo como móbil principal o aumento significativo dos indicadores de desempenho.

Quais os benefícios?

Uma implementação bem sucedida de uma iniciativa de reengenharia organizacional permite alcançar um amplo conjunto de benefícios, de entre os quais destacamos:

Maior agilidade organizacional, através de uma gestão orientada aos processos e actividades de valor acrescentado. Os processos de negócio e a sua contribuição para os objectivos organizacionais são os novos protagonistas. Isto permite que as alterações ao paradigma de negócio sejam facilmente absorvidas e resolvidas pela organização, possibilitando uma melhor adaptação da  empresa perante o mercado;

Menor custo, através de uma racionalização de recursos pela redução dos tempos de realização dos processos, pela optimização das pessoas e ferramentas, pela adequação das estruturas de custo ao valor acrescentado das actividades e pela eliminação de dispersões e desperdícios organizacionais;

Maior satisfação dos recursos humanos, através do estabelecimento de funções e actividades de valor acrescentado claramente reconhecidas na estrutura do processo e cujos resultados são mensuráveis e enquadráveis, gerando uma maior responsabilização e um consequente sentimento de realização profissional;

Maior modernização estrutural, através da utilização e implementação das melhores e mais actuais práticas de gestão, de novos sistemas e tecnologias de informação e pela obtenção de uma alargada base de conhecimento sobre os factores que influenciam as actividades da organização.

Como implementamos?

Na Deltagest, um projecto de reengenharia organizacional segue uma abordagem flexível e adaptativa, que enquadra métodos e ferramentas às situações específicas dos nossos clientes. Contudo, procuramos orientar o projecto por um conjunto encadeado de etapas potenciadoras do sucesso de uma iniciativa de reengenharia, que podem ser representadas da seguinte forma: