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Um sistema de gestão é um instrumento utilizado pelas organizações para a definição e a incorporação dos diferentes processos operacionais, controlo e planeamento num sistema único integrado. Estes sistemas promovem uma melhoria continua organizacional, sustentada em mecanismos que facilitam a análise de informação e, consequentemente, simplificam a tomada de decisão.

Através da criação e monitorização de indicadores e objetivos de desempenho, que focam aspetos críticos do negócio (como a qualidade do serviço ou produto, a eficácia e eficiência, o desempenho ambiental, segurança no trabalho, segurança de informação, gestão de risco, entre outro), é possível criar ferramentas de planeamento e controlo que assistem todos os stakeholders no cumprimento das suas funções na organização.

Na Deltagest, e no âmbito dos sistemas de gestão, seguimos os modelos padronizados por organizações como a ISO, EMAS, OHSAS, IFS e outras, que uniformizam procedimentos e atividades de negócio num conjunto de etapas e processos, e que ajudam à criação de uma cultura organizacional focada nos objetivos e missão da empresa.

A implementação de um sistema de gestão aporta o seguinte conjunto de vantagens:

  • Incorporação de procedimentos e atividades em processos estruturados, uniformes e eficientes;
  • Melhoria continua, através de ciclos de análise, auto-avaliação e correcção;
  • Consciência organizacional reforçada por parte de colaboradores e equipas de gestão;
  • Eficaz utilização de recursos e melhoria do desempenho financeiro;
  • Aumento do valor acrescentado e da produtividade organizacional;
  • Implementação e controlo das operações através de indicadores de desempenho (KPIs) alinhados com os processos de negócio.

A implementação de um sistema de gestão obriga à identificação e potenciação de um conjunto de factores críticos de sucesso, que, sem a devida análise e antevisão, podem deitar por terra os esforços de uma equipa de projeto. A Deltagest conta com uma equipa de consultores com valências multidisciplinares e elevada experiência na análise, desenho e implementação de sistemas de gestão, e que identificam como críticos os seguintes factores de sucesso:

  • Visão e objetivos claros;
  • Expectativas realistas;
  • Implementações parciais e marcos intermédios;
  • Apoio da direcção / equipa de gestão;
  • Equipa dedicada e envolvida;
  • Planeamento adequado e viável.

Contacte-nos. Juntos podemos implementar um sistema de gestão que irá mudar a sua organização, não no abstrato, mas ao mais pequeno detalhe. E com resultados mensuráveis.